A Liga Europa da UEFA, oficialmente UEFA Europa League, antiga Taça da UEFA ou Copa da UEFA , é uma competição de futebol de clubes europeus. É, atualmente, o segundo campeonato mais importante no futebol europeu, atrás apenas da Liga dos Campeões da UEFA. Até 1999, era a terceira em importância, sendo superada pela Taça das Taças, extinta nesse mesmo ano.
A precursora da Copa da UEFA, a Taça das Cidades com Feiras, foi criada em 18 de abril de 1955. Em 1971, a UEFA assumiu a organização e mudou o formato e o nome da competição para Copa da UEFA.[1] Porém, não é considerada uma nova versão da competição e os títulos desta não são equivalentes ao do campeonato atual.
O torneio tem um formato um pouco diferente da Copa da UEFA, e passou a ter 48 equipes participantes, divididas em 12 grupos, com os dois primeiros classificados em cada grupo juntando-se aos oito terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões. Além disso, o torneio possui bola própria usada nos jogos.
Novo formato revitalizador
A UEFA Europa League, prova que substituiu a Taça UEFA, nasceu de uma ideia concebida pelo suíço Ernst Thommen, juntamente com o italiano Ottorino Barrasi e o inglês Sir Stanley Rous.
A UEFA Europa League, prova que substituiu a Taça UEFA, nasceu de uma ideia concebida pelo suíço Ernst Thommen que, juntamente com o italiano Ottorino Barrasi (ambos viriam a ser vice-presidentes da FIFA) e o inglês Sir Stanley Rous (mais tarde presidente da FIFA), criou um torneio destinado a equipas europeias provenientes de cidades onde se realizassem regularmente feiras de comércio.
Esta prova precursora da Taça UEFA, designada Taça das Cidades com Feiras, foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas depois do nascimento da Taça dos Campeões Europeus. A primeira Taça das Cidades com Feiras envolveu equipas de Barcelona, Basileia, Birmingham, Copenhaga, Frankfurt, Lausana, Leipzig, Londres, Milão e Zagreb. Originalmente, o torneio prolongava-se por três anos, com os jogos a serem marcados de forma a coincidirem com a realização das feiras de comércio. Barcelona, utilizando apenas jogadores do FC Barcelona, bateu uma equipa representante da cidade de Londres, por 8-2, no conjunto dos jogos da final.
Para a segunda edição do torneio, os organizadores mudaram o formato, sendo a competição desta feita disputada por clubes que, contudo, teriam de ser provenientes de cidades com feiras de comércio. Dezasseis emblemas participaram no torneio entre 1958 e 1960, data a partir da qual a competição passou a ser disputada anualmente. Em 1962, o número de participantes subiu para 32; hoje são mais de 100. Nos seus primeiros anos, o domínio pertenceu às equipas do sul da Europa, com três vitórias do Barcelona e duas do Valência. Em 1968, o Leeds United AFC tornou-se no primeiro clube do norte da Europa a erguer o troféu, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas de clubes ingleses.
Taça UEFA
A quinta vitória desta série pertenceu ao Tottenham Hotspur FC, na época 1971/72, naquela que foi a primeira edição a ter a designação de Taça UEFA. A mudança de nome estava associada ao facto de a competição ser agora organizada pela UEFA e já não ter ligação às feiras de comércio. Durante os anos 70, equipas da Alemanha, Holanda, Bélgica e Suécia começaram a dar luta às formações inglesas e, entre 1968 e 1984, apenas uma equipa do sul - a Juventus FC em 1977 - se conseguiu intrometer no domínio das equipas do norte da Europa.
Mas depois de duas vitórias seguidas do Real Madrid FC, em meados dos anos 80, os clubes italianos passaram a dominar a competição a partir dos anos 90. Desde a vitória do SSC Napoli, em 1989, as equipas transalpinas venceram a Taça UEFA por oito vezes em 11 temporadas, com o Internazionale FC a conquistar o troféu por três vezes neste período, antes da vitória do Galatasaray AŞ em 2000, que representou a primeira conquista europeia de um clube turco. Com excepção dos anos de 1964 e 1965, a final, bem como as eliminatórias anteriores, tinha sido sempre disputada a duas mãos. Este formato foi alterado definitivamente em 1998, quando o Inter venceu a S.S. Lazio por 3-0 no Parque dos Príncipes, em Paris. Inter, Juventus e Liverpool são as equipas com mais Taças UEFA no seu palmarés, somando, cada uma delas, três vitórias. O Sevilla FC, com triunfos em 2006 e 2007, alcançou o feito do Real ao defender o troféu conquistado no ano anterior.
A partir da época 1999/2000, com a extinção da Taça dos Vencedores das Taças, os detentores das taças dos diferentes países também se passaram a qualificar para a Taça UEFA. A estes começaram a juntar-se também os clubes eliminados na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League e os oito terceiros classificados da fase de grupos desta competição. Na Taça UEFA 2008/09 participam também três representantes do ranking Fair Play, 11 vencedores da Taça Intertoto e os vencedores das Taças da Liga de alguns países. Uma fase de grupos foi introduzida pela primeira vez na competição em 2004/05.
UEFA Europa League
No dia 26 de Setembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA aprovou a criação UEFA Europa League, a partir da época 2009/10, uma prova que terá uma nova fase de grupos de 48 equipas e se irá assemelhar à UEFA Champions League, com seis jogos (em casa e fora) na fase de grupos. O Club Atlético de Madrid e o FC Porto conquistaram as duas primeiras edições da prova.
Troféu Bertoni
O troféu propriamente dito, que pesa 15 Kg e é em prata com uma base de mármore amarela, foi desenhado e esculpido pelas oficinas de Bertoni, em Milão, para a final de 1972, tendo custado 23 mil euros. A Taça UEFA não tem pegas e a sua beleza reside na sua simplicidade: Logo por cima da base, um grupo de jogadores parece disputar uma bola. De facto, estão a segurar uma taça octogonal que tem o emblema da UEFA.
O troféu da UEFA Europa League
Ao contrário de outras taças entregues nas provas europeias de clubes, o troféu da UEFA Europa League não tem pegas e é o mais pesado atribuído pela UEFA.
Quando o capitão da equipa vencedora erguer o troféu em Bucareste, a 9 de Maio, terá de encontrar um último resquício de forças, uma vez que a taça da UEFA Europa League é o mais pesado dos troféus de todas as provas da UEFA: 15 quilogramas de peso, 65 centímetros de altura, 33 de largura e 23 de profundidade.
O troféu, uma taça em prata colocada sobre uma base dourada de mármore, foi desenhado e esculpido pela Bertoni, em Milão. Ao contrário das outras taças entregues aos vencedores das competições europeias, o troféu da UEFA Europa League não tem pegas. Logo a seguir à base pode ver-se um grupo de jogadores que parecem disputar a bola quando mas, na verdade, estão a segurar a "taça" octogonal adornada com o emblema da UEFA.
O troféu original fica sempre em posse da UEFA, sendo entregue uma réplica em tamanho real ao clube vencedor. Qualquer emblema que ganhe a prova três vezes consecutivas ou cinco vezes no total recebe uma menção especial de reconhecimento e começará então um novo ciclo do zero. Esta situação nunca aconteceu.
Efectivamente, o sucesso continuado de uma só equipa nesta competição tem sido tão raro que apenas quatro capitães conseguiram erguer o troféu mais do que uma vez – o mais recente dos quais o capitão do Sevilla FC, Javi Navarro, depois de a formação da Andaluzia ter conquistado a prova pelo segundo ano consecutivo em Glasgow, em 2007.
Caminho Até A Final
A UEFA Europa League compreende três pré-eliminatórias, um "play-off", uma fase de grupos e cinco rondas a eliminar.
Pré-eliminatórias
Nos jogos das três pré-eliminatórias e do "play-off", as equipas disputam dois jogos, um em casa e outro fora. O clube que marcar mais golos no total da eliminatória segue em frente, sendo os golos fora e depois os penalties usados para determinar o vencedor em caso de persistir a igualdade.
Fase de grupos
Os 38 vencedores do "play-off" juntam-se às dez equipas eliminadas no "play-off" de acesso à UEFA Champions League. Depois são divididos em 12 grupos, com quatro equipas cada, que se defrontam em casa e fora, entre Setembro e Dezembro. Apuram-se os dois primeiros classificados, que seguem para os 16 avos-de-final, juntamente com as oito equipas classificadas em terceiro lugar na fase de grupos da UEFA Champions League.
Fase a eliminar
Dos 16 avos-de-final até às meias-finais os clubes jogam duas vezes por eliminatória, em casa e fora, aplicando-se as mesmas regras que nas pré-eliminatórias e no "play-off". Nos 16 avos-de-final, os vencedores dos grupos e os quatro terceiros melhores classificados da UEFA Champions League são nomeados cabeças-de-série, o que garante que disputam o jogo da segunda mão em casa. Equipas do mesmo grupo ou país não podem defrontar-se. A partir dos oitavos-de-final, o sorteio não tem condicionantes.
Final
A final decide-se num único jogo, que esta época vai ter lugar no Arena Nacional, em Bucareste, na quarta-feira, dia 9 de Maio.
|
1 |